20 – Pedagogia das rodas, decolonialidade e outros patrimônios – 2ª parte
Dando continuidade a série dedicada a pedagogia das rodas, decolonialidade e outros patrimônios, continuamos conversando com Luan Sodré de Souza, que nos contou sobre a invisibilidade e racismo na academia, sobre a educação musical afrodiaspórica e os desafios de aproximar a universidade da comunidade.
Ficha Técnica:
. Limpando o salão (Gilberto Vieira) – abertura e encerramento
. O samba nasceu na Bahia (Letieres Leite e Orkestra Rumpilezz)
. O Hino da Independência (D. Pedro I e Evaristo da Veiga)
. Jesus alegria dos homens (Johann Sebastian Bach)
. O Guarani (Carlos Gomes)
. A Carne (Marcelo Yuka, Seu Jorge e Ulisses Cappelletti)
. O Hino da Proclamação da República (Medeiros de Albuquerque e Leopoldo Miguez)
. Exu (Djalma Corrêa) – Disco Candomblé, 1977.
. Grupo de Samba Chula Filhos da Pitangueira São Francisco do Conde – Bahia
. Dembwa (Tiganá Santana)
. Solo de berimbau (Nana Vasconcelos)
Bibliografia:
MOURA, Roberto M. No princípio, era a roda: um estudo sobre samba, partido-alto e outros pagodes. Rio de Janeiro: Rocco, 2004.
FERNANDES, JN. Educação musical e fazer musical: o som precede o símbolo. Revista Plural (Rio de Janeiro), rio de janeiro, v. 1, n.1, p. 47-58, 1998.
OLIVEIRA, Eduardo David de. Filosofia da ancestralidade: corpo e mito na filosofia da Educação Brasileira- UFC. 2005. 353f. – Tese (Doutorado) – Universidade Federal do Ceará, Programa de Pós-graduação em Educação Brasileira, Fortaleza (CE), 2005.
SOUZA, LS Educação musical afrodiaspórica: uma proposta decolonial para o ensino acadêmico do violão a partir dos sambas do Recôncavo baiano. 2019. 248 fl. Tese (Doutorado em Música) – Escola de Música, Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2019.