Skip links

23 – Pedagogia das rodas, decolonialidade e outros patrimônios – 5ª parte

Compartilhar
Dando continuidade a série dedicada a pedagogia das rodas, decolonialidade e outros patrimônios, Valnei Souza Santos nos conta como o Bloco do Ilê Aiyê constituiu o embrião da Lei no. 10.639/03, que    torna    obrigatória    a    inclusão    no currículo  em  toda  rede  de  ensino  básico a abordagem de temáticas ligadas a história da cultura africana e afro-brasileira, sendo um redefinidor das ações do Movimento Negro na Bahia em função da sua busca por uma educação pluricultural.
Ficha Técnica:
. Limpando o salão (Gilberto Vieira) – abertura e encerramento
. Que bloco é esse? (Paulinho Camafeu)
. Romance do Ilê (Tote GIra)
. Ensaio da galerinha do Ilê Aiyê
. Carmina Burana (Carl Orff)
. Toques de agogô do mestre Djalmir
. Choro negro (Paulinho da Viola)
. Faraó – Divindade do Egito (Luciano Gomes)
 
Referências Bibliográficas:
. Lei 10.639/2003 – obrigatoriedade do ensino sobre História e Cultura Afro-Brasileira.
. ASANTE, M. K. The Afrocentric Idea. Philadelphia: Temple University Press. 1998.
. SILVA, Ana Célia. A discriminação do negro no livro didático. Ed UFBA. Salvador. 2004. 

Comentário